Tipos de Familia
Conceitos
Bruschini C. Ridenti :O termo família, provém do latim famulus ( criado, servidor) aplicava-se originalmente ao conjunto de empregados de um senhor e mais tarde passou a ser utilizado para denominar o grupo de pessoas que vivem numa casa, unidas por laços de sangue e submetidas e autoridade de um chefe comum.
Da perspectiva estritamente biológica a família se constitui de pai, mãe e filhos.
A família transforma um organismo biológico num ser social e geralmente, é quem lhe dá primeiro aporte de padrões culturais, valores e objetivos sociais
As transformações mais radicais da família no ocidente provavelmente se devem ao questionamento dos papeis masculinos/femininos na sociedade industrial; e a revolução sexual desencadeada pelo avanço das praticas contraceptivas e por outros fatores culturais ( Ideologia do Amor e do Prazer, os Hippies)
Essas transformações acontecem num contexto de uma sociedade em mudança no seu sistema de valores, onde se destaca, por exemplo, reconhecimento cada vez maior das uniões homossexuais.
Tipos de Família
Família nuclear, conjugal ou elementar: pai, mãe e filhos nascidos dessa união; os irmãos, filhos do mesmo pai e da mesma mãe; é a família ocidental moderna, monogâmica; mas também pode ser encontrada em sociedades de tecnologia mais rudimentar como os veda do Ceilão, que vivem nus em abrigos rochosos.
Família composta: compreende o conjunto de cônjuges e de seus filhos na sociedade poligâmica,sob duas modalidades:
POLIGINIA
POLIANDRIA
Família extensa: é uma rede familiar ligando consangüíneos, aliados e descendentes, ao longo de, ao menos, três gerações. Em geral corresponde a uma unidade doméstica: a propriedade da terra e das habitações e a direção econômica são detidas por um chefe, comumente o mais