atividade física policial
Os policiais militares, mesmo antes de serem admitidos já devem apresentar qualidades físicas superiores às apresentadas pela população em geral.
Durante o ingresso na carreira militar, os testes de aptidão física funcionam como forma eliminatória do concurso. Sendo assim, todos os que apresentarem baixo desempenho nos testes físicos são classificados como inaptos e consequentemente estão fora do processo de seleção.
No curso de formação da Polícia Militar, há diariamente a prática de exercícios físicos.
Mas, após concluir seu curso de formação e durante sua carreira, são raras as vezes em que a corporação utiliza qualquer meio que incentive ou facilite a prática de exercícios e é comum que ao longo de sua carreira, o policial abandone a prática de exercícios.
A alta prevalência de policiais inativos é extremamente preocupante considerando que níveis baixos de atividade física estão associados a doenças cardiovasculares, e que a profissão do policial militar é uma atividade de alto risco, uma vez que esses profissionais lidam, no seu cotidiano, com a violência, a brutalidade e a morte. Por isso devem estar bem preparados não somente na questão técnica e tática, mas também no aspecto físico.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. Atividade Física 4
2. Sedentarismo. 5
3. Atividade Física na Policia Militar 6 3.1 Formação 6
3.2 Após Formação 6
4. Motivos da inatividade física 8
5. CONCLUSÃO 9
6. REFERENCIAS 10
INTRODUÇÃO 1. Atividade Física
A prática regular da atividade física é concebida como um componente fundamental para o desenvolvimento de aspectos positivos relacionados à saude. (FONTES; VIANNA, 2009, p. 21).
“Os benefícios da prática de uma atividade física regular não estão limitados à saúde física e sim em todo o ser humano de forma global.” (SANTOS; VENÂNCIO, 2006, p. 5).
Para Silva et al. (2010), o exercício físico pode servir como forma de