Linguagem e Texto Cientifico
Objetividade e Coerência
A objetividade deve presidir tanto a elaboração, o conteúdo intelectual, quanto o tipo de linguagem empregado na redação.A redação que atende o princípio da objetividade é isenta de ambiguidade ou imprecisão. Expressões baseadas no “achismo”, “parece que”, “eu penso”, não são coerentes com a linguagem científica.
Deve-se fazer uma abordagem simples edireta do tema.
• Observar a sequência lógica eordenada de ideias.
• Manter coerência e progressãona apresentação do tema,conforme os objetivos propostos.
Clareza e precisão
É a qualidade de expressar ideias de maneira facilmente compreensível para quem lê. Uma frase será tanto mais clara quanto mais exata for. Assim, a clareza está diretamente relacionada com o domínio do assunto abordado.
É imprescindível concatenar as ideias ou informações de maneira lógica e precisa, estabelecendo uma linha clara e coerente de raciocínio.Nunca é demais lembrar que um parágrafo deve apresentar apenas uma ideia principal, em torno da qual giram as ideias secundárias e os detalhes importantes.
• Evitar comentários irrelevantes eredundantes.
• Utilizar vocabulário preciso(evitar linguagem rebuscada eprolixa).
• Utilizar nomenclatura aceita nomeio científico.
Escrever com precisão significa empregar a terminologia apropriada para o assunto em que se discorre. A mensagem deve chegar ao receptor de forma exata e justa. As fontes e citações utilizadas devem ser verdadeiras e dignas de confiança.
Imparcialidade e impessoalidade
Apresentar conteúdo apoiadoem dados e provas; nãoopinativo.
• Evitar ideias preconcebidas.
• Evitar posicionamento nãoamparado pela pesquisa.
Trata-se de evitar a redação de cunho pessoal, na qual se utilizam termos como “meu trabalho”, “nossa dissertação”, “eu penso”, “na minha opinião”. Usa-se de preferência, “no presente trabalho”, “neste trabalho”, “esta dissertação”.
Uniformidade
Manter uniformidade ao longode todo texto