Os tipos de família
Desde o nascimento de um indivíduo, se ensina o conceito de família nuclear, constituída por um casal hetero e os filhos, geralmente um menino e uma menina.
O modelo de família nuclear sempre existiu, e é o mais aceito pela igreja e sociedade. Mas existem outros modelos de famílias, que é a família reestruturada constituída por pai ou mãe biológica, padrasto ou madrasta, filhos de antigos casamentos e um filho do casal.
Temos a família mono parental, constituída por pai ou mãe solteira e os filhos, e a família homossexual constituída por um casal do mesmo sexo e filhos adotados.
A família nuclear é um modelo de fácil convivência, de se exigir o respeito uns com os outros e estabelecer uma rotina diária. O esposo trabalha para sustentar a família, a esposa fica em casa cuidando das atividades domésticas e dos filhos, que vão para a escola de manhã e passa o restante do dia com a mãe.
É uma família feliz, mas há brigas e confusões também, por exemplo: os irmãos brigam entre si por vários motivos, o ciúmes um do outro, a disputa pelo amor dos pais, etc. A comparação que os pais fazem com os filhos, os pais brigam entre si por causa dos filhos, entre outros problemas.
A família reestruturada, mostra que há possibilidades de constituir uma nova família, por exemplo: o pai é um viúvo e cria o filho sozinho, e conhece uma mulher solteira e casa-se com ela. Ela cria o filho dele como se fosse a mãe biológica, dando a criança a oportunidade de ter uma mãe presente, podendo ate dar um irmão a ela, e fazendo o esposo feliz.
Mas há problemas também. As vezes os filhos não aceitam a nova madrasta ou padrasto, e eles também não aceitam os filhos do novo companheiro, isso gera brigas e discussões. É difícil de estabelecer regras, e exigir respeito uns com os outros, por exemplo: o padrasto as vezes não chama a atenção dos filhos da companheira, mas fala para ela chamar a atenção deles, o que