A evolução
Órgãos vestigiais
Os órgãos vestigiais são estruturas pouco desenvolvidas e sem função expressiva no organismo, como o apêndice vermiforme e o cóccix - podem indicar que estes órgãos foram importantes em nossos ancestrais remotos e, por deixarem de ser vantajosos ao longo da evolução, regrediram durante tal processo. Estes órgãos podem, também, estarem presentes em determinadas espécies e ausentes em outras, mesmo ambas existindo em um mesmo período.
Evidência molecular
Uma última evidência, a evidência molecular, nos mostra a semelhança na estrutura molecular de diversos organismos sendo que, quanto maior as semelhanças entre as sequências das bases nitrogenadas dos ácidos nucleicos ou quanto maior a semelhança entre as proteínas destas espécies, maior o parentesco e, portanto, a proximidade evolutiva entre as espécies.
Efeito fundador
Efeito do fundador é um fenômeno de evolução e foi definido por Ernst Mayr como "o estabelecimento de uma nova população por uns poucos fundadores originais que contém somente uma pequena fração da variação genética total da população parental”.
Podemos destacar as principais características do chamado Efeito Fundador. Esse processo só ocorre se houver o estabelecimento de uma população em uma nova região com um número pequeno de fundadores. Os 50 membros que imigraram para uma nova região são esses