trabalho sobre o exercito
O ingresso pode dar-se através da convocação inicial, no período do Alistamento, bem como depois dele, através de Concursos Públicos ou Convocatórias Anuais. Outro tópico importante é sempre atentar-se para os prazos das apresentações, já que se pode perder todo um ano de preparo devido à perda das datas. Sendo assim, as opções são as seguintes:
ALISTAMENTO: É destinado a todos do sexo masculino, de caráter obrigatório, no mesmo ano em que se completa 18 anos. Neste período deve-se comparecer à Junta Militar mais próxima com a documentação exigida.
SOLDADO RECRUTA: É destinado a quem quer permanecer até 8 anos na carreira, podendo chegar ao cargo Cabo. O voluntário será convocado no ano seguinte ao alistamento, quando irá passar por algumas etapas de admissão, podendo ou não ser selecionado. Serão realizados testes Físicos, de Conhecimento e Inspeção Sanitária, além de uma entrevista.
CPOR/ NPOR: É destinado aos que no ano do alistamento encontram-se matriculados em uma faculdade, independente do curso. Um detalhe importante para quem quer optar pela carreira de oficial temporário é saber se na sua região de alistamento existe esta opção. Ao apresentar-se para os testes de acesso ao CPOR/ NPOR o voluntário passará por testes semelhantes aos de soldado recruta; se selecionado passa a realizar o ano obrigatório como Aluno Aspirante à Oficial. Obtendo uma boa classificação no período do curso e abrindo vaga, no próximo ano reingressa ao Exército já como Aspirante à Oficial, porém com um prazo máximo de 8 anos.
CPOR (GRADUADOS): É destinado a homens e mulheres de até 36 anos que possuam uma formação de nível Superior, como Medicina, Farmácia,