Comportamento organizacional
Os seres humanos são essencialmente iguais e funcionalmente diferentes mas há também teses que dizem que as diferenças individuais são decorrentes da influência ambiental em cada um. Segue abaixo principais teorias sobra personalidade:
Teoria de Rousseau
Foi desenvolvida sobra a idéia de buscar fora da pessoa os elementos que explicassem o seu comportamento e sua desenvoltura vivencial. Segunda essa teoria é a sociedade quem corrompe o homem.
Alfred Adler
Acreditava que as maiorias das pessoas possuem imperfeições orgânicas e que para compensá-las aderem a treinos e exercícios para tornar os órgãos antes fracos em fortemente desenvolvidos. Dizia também que o complexo de inferioridade impede o crescimento e o desenvolvimento positivo enquanto um comportamento agressivo pode ser interpretado como objetivo de atingir a superioridade.
William James
Para ele a personalidade emerge da interação entra as faces instituais e habituais da consciência com os aspectos pessoais evolutivos assim como os estágios de desenvolvimento e a auto-realização. Segundo William, todo pensamento tende a ser parte de uma consciência pessoal, ou seja, individual e que dentro de cada consciência o pensamento está sempre se transformando.
Carl Rogers
Um dos seus conceitos diz que cada ser humano pode construir e modificar suas opiniões sobre sim mesmo. Carl afirmava que a opinião de um especialista poderia ser objetiva, mas também poderia ser uma percepção coletiva errôneo sendo assim o único a questionar a validade do conhecimento objetivo na tentativa de compreender outra pessoa.
Teoria da Gestalt
A chamada Gestalt Terapia surgiu a partir das reflexões de Friederich Perls que definiu a saúde e a maturidade psicológicas como sendo a capacidade de emergir do apoio e da regulação ambiental. Friederich afirmava que indivíduos auto apoiados e auto regulados reconhecem sua própria capacidade de escolher como satisfazer