Honra
"O INIMIGO ESTARÁ NO ULTIMO LUGAR EM QUE VOCÊ PROCURAR"
Ego é um termo muito usado em psicanálise e filosofia para designar o "EU" ( do alemão "ich") que existe dentro de cada um de nós e sua principal função é buscar uma harmonização entre nossos desejos e a realidade, ou seja, é a força motriz que nos faz ir em direção realização destes desejos, sejam eles de qualquer espécie.
"O sofrimento é o intervalo entre duas felicidades." (Vinícius de Moraes)
O ego é o MAIOR DOS TRAPACEIROS em que podemos pensar, pois ele simplesmente existe dentro de nós sem que possamos perceber, e seu maior golpe é "EU SOU VOCÊ".
O problema é que o ego se esconde no ultimo lugar onde você procuraria uma solução para seus sofrimentos e angústias, ou seja, dentro de sí mesmo. Ele faz com que você assuma as necessidades dele como suas, os sentimentos dele como seus, faz você achar que ele é você, e também desenvolve uma proteção para sí próprio nos utilizando como instrumentos, e essa proteção não conhece limites, as pessoas mentem, enganam, roubam, matam, fazem o que for preciso para protege-lo, e tudo isso sem ter conhecimento de que estão em uma prisão, agindo como escravos, não conhecem a diferença entre isso e a liberdade. Ele manifesta suas insatisfações como inimigos externos, a quem nós assumimos como culpados por nosso sofrimento. Por exemplo, na religião o ego se manifesta como o demônio, e ninguém percebe como o ego é esperto, pois ele criou o demônio para que você culpe o outro.
Ao criarmos este inimigo externo imaginário criamos um inimigo para nós mesmos, que se torna uma ameaça real para o ego apesar de ser também sua criação, ou seja, não existe nenhum inimigo externo, não importa o que a "voz" na sua cabeça lhe diga, toda percepção do inimigo (ou culpado por nossas não realizações ou angustias) é uma projeção do ego como inimigo, e neste sentido podemos dizer que 100% dos nossos inimigos externos são nossas próprias