Comportamento organizacional
Organizacional segundo Geraldo R.Caravantes: O C.O compreende-se como estudo do comportamento, ações, atitudes e do desempenho dos indivíduos e grupos de pessoas dentro do ambiente organizacional.
LIVRO: COMUNICAÇÃO E COMPORTMENTO ORGANIZACIONAL
AUTOR: GERALDO R. CARAVANTES.
PÁGS: 26-29
Organizacional segundo Stphen P. Robbins: Robbins sugere que Comportamento Organizacional nada mais é que uma matéria, um campo de estudo e que também estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. A definição mais resumida que Robbins propôs é de que: "C.O se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento abeta o desenvolvimento dessas empresas."
LIVRO: CO / LIVRO TEXTRO 133
AUTOR: STEPHEN P. ROBBINS
PÁGS: 6 – 7
Não se vê muitas diferenças entre o modo de pensar dos dois autores em relação a comportamento organizacional. Dois Modelos teóricos iguais, mas, com uma sensível diferençaentre si. Stephen faz relato de três determinantes: “indivíduos, grupos e estrutura”, enquanto Caravantes fala sobre as “atitudes e do desempenho dos trabalhadores nas organizações.”
Teoria dos Sistemas
Recebe influencia externa (FAYOL)
Sistema Fechado
Sistema Aberto
UM SISTEMA ABERTO APRESENTA INTERCÂMBIO COM O AMBIENTE POR INTERMÁDIO DE ENTRADAS E SAÍDAS. COMO UM CLUBE, UM HOSPITAL OU UM GOVERNO PRECISA GARANTIR A ABSORÇÃO DE SEUS PRODUTOS DO AMBIENTE. ÀS VEZES NECESSITA ADAPTAR AS NECESSIDADES DO AMBIENTE DENTRO DE UM CONTEXTO MAIS PRODUTIVO (COMO UM SISTEMA EDUCACIONAL)
"UM SISTEMA ORGANIZACIONAL RÍGIDO, (FECHADO)