Comportamento organizacional
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar, direcionar e controlar.
As ameaças externas, vindas de clientes, da concorrência e do mercado, requerem habilidades humanas de alto grau. Para vencer estas ameaças, as organizações contam com seus colaboradores, pois são eles que produzem, estão face a face com o cliente, tem experiências, informações, sem eles, os processos operacionais, administrativos ficam estagnados.
A aplicação do estudo do Comportamento Organizacional, atua na preparação, equilíbrio, e resultados das pessoas nas organizações, trabalhando a percepção, stress, motivação, concepção humana e liderança.
Para uma organização eficiente e eficaz é preciso resolver problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo, isto quer dizer, resolver as partes, para que o todo funcione.
Ainda dentro dessa organização a mudança está presente, pois ela é da natureza humana, porém é preciso a participação de indivíduos visionários e também de cautelosos.
Capitulo 1
Comportamento Organizacional: ciência aplicada ao estudo do comportamento humano dentro das organizações, afim de presumir, explicar e controlar os tais, no intuito de alcançar a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade, resultando em melhorias na eficiência e eficácia organizacional, utilizando um tratamento pessoal, a comunicação, a troca de ideias, informações e a percepção.
Geraldo R. Caravantes/ Claudia B. Caravantes e MônicaC.Kloeckner, no livro Comunicação e Comportamento Organizacional, definem Comportamento Organizacional, como o estudo do comportamento humano, um campo interdisciplinar, que aponta a análise do indivíduo, do grupo, e da organização, considerando quatro tópicos intimamente relacionados: * Percepção * Concepção * Motivação nas organizações, * Stress e seu controle.
Cada um deles constrói para a