Regras
“O clima urbano é um sistema que abrange o clima um dado espaço terrestre e sua urbanização” (Monteiro 1975)
Introdução: Nos tempos modernos os homens vêem se apropriando da natureza e modificando-a alterando assim a sua cobertura original, à medida que uma cidade vá crescendo se verticalizando provoca transformações que podem ser negativas, modificando a umidade, temperatura, radiação, chuva, entre outros. É a atuação desses fatores e elementos que determina as condições climáticas dos lugares e é responsável pelas diferenças entre as paisagens.
Pela interação entre esses componentes e fatores climáticos, e considerando-se ainda as diversas regiões da terra, que ocorre a formação dos climas. Os processos de urbanização e industrialização, ao mesmo tempo em que constituem um excelente indicador do nível de desenvolvimento alcançado, também comportam problemas relacionados com a deterioração geral do meio urbano e da sua qualidade de vida. É indispensável considerar-se os processos naturais que ocorrem na cidade e buscar-se sempre o desenvolvimento sustentável.
Algumas das principais influências
- Urbanização
- Atividades humanas (a nível local e global)
- Asfaltamento do solo e excessivo uso do concreto.
- Industrialização
- Menor albedo (refletância) e maior evaporação
- Retificação do leito dos rios e ocupação em áreas de várzea
Efeitos das atividades humanas:
Ilhas de calor:
Cidades mais quentes do que seus arredores, especialmente após o por do sol e no inverno, com isotermas concêntricas ao redor do centro urbano.
- elevado armazenamento de calor de dia devido aos matérias utilizados no meio urbano
- diferenças no uso do solo provocam alterações no aquecimento e aumento da sensação térmica (asfalto).
-Poluição atmosférica que retém a radiação de raios infravermelhos, causando o aquecimento da atmosfera (Efeito Estufa);
- a intensidade da ilha de calor tem relação com o tamanho da cidade, quanto maior mais intenso será o efeito.
- A