Comportamento organizacional
Dentre várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo, são conhecidas como inovações tecnológicas.
Inovação pode ser definida também como algo novo para a organização. A palavra inovar do latim, significa tornar novo, renovar, enquanto inovação traduz pelo ato de inovar.
Como exemplo, podemos utilizar Rogers e Shoemaker (1971) que argumentam que uma inovação pode ser uma nova prática ou também um novo material a ser utilizado em um determinado processo. Embora “novidades” encontradas em organizações, como técnicas administravas, organizacionais, inseridas em produtos ou processos, nem todas elas podem ser consideradas como inovações. Cabe saber, que existe uma diferença em “originalidade” e “novidade”. Originalidade oriunda da palavra Original,é relativo à origem, à qualidade, original, inicial, primordial, primitivo e originário. Novidade se reporta à qualidade ou caráter de novo, uma inovação, embora referente a algo já existente, um uso novo para algo que já existe. Neste contexto, Zaltman ET AL (1973) argumenta que, enquanto toda inovação implica em mudança, nem toda mudança implica em inovação. O conceito mais amplo de inovação, é aquele relacionado com a novidade que, necessariamente, não seja uma originalidade, mas que no contexto de inovação é novo. A inovação pode ser entendida como uma ideia, uma prática ou um artefato material percebido como novo, relevante e único adotado em um determinado processo, área ou toda organização.
No Brasil, faltam condições para inovação tecnológica nas empresas brasileiras, no fim do século passado, diversos fatores que se vinham a manifestar há