O principe
O livro e tem 26 capítulos nos quais demostra ações como o príncipe deve fazer para conquistar e se manter no poder.
No primeiro capítulo, apresenta dois tipos de príncipe os com poder Hereditário que são herdados pelo sangue e os adquirido são os recebidos por posição social, por tropas ou à virtude.
Segundo capitulo fala do principado herdado podem ser governado e mantidos. E que estão ligados ao Estado e consequentemente ligados a família de seu príncipe, ressalta que tem menores dificuldades para se governar dos que os novos adquiridos e ressalta também que para manter esta herança basta obedecer os procedimento dos antecessores.
Informa que a monarquia hereditária é mais difícil de ser conquistada. Porem e mais fácil de mantar o poder , pois o povo tema a tradição de ser dominado pelo seus governantes da muitas gerações anteriores
Terceiro capitulo explica os novos tipos de principados, sendo os “Estado reunido ao hereditário, que poderíamos chamar de principado misto”, o autor apresenta qual o método que o soberano deve fazer para conquistar o Estado. A primeira ação que o príncipe deve tomar é eliminar a linhagem do príncipe antigo, e a segunda não mudar o costume do povo e a terceira deve manter sua soberania no local conquistado, além do conquistar novos poderes.
Traz a questão do desejo de conquista e um sentimento comum dos homens. Mais não o poder e querendo faze-lo de qualquer modo, e que fazendo de qualquer modo seria um grande erro.
No quarto, explica como Alexandre Magno junto com os nobres conquistou a Àsia. E porque o povo na rejeitou o Alexandre devido ao seu sangue nobre que contou com parceria dos barões. Tais barões tem poder reconhecido. E que os sucessores de Alexandre se mantivessem unidos desfrutaria de um grande reino.
No Quinto capitulo
O antigo modo de governar dos Estado antes da conquista tendo sua características particulares. O autor explica como utilizar ideologias novas. A primeira e