Comportamento organizacional
A disciplina CO, conforme pudemos apreender do texto de SAMPAIO acabou por colocar esse ramo do conhecimento científico, ou seja, a forma como se estuda o CO tem bases primárias próprias da ciência moderna. Para tanto se utiliza de outras formas de conhecimento, quais sejam, psicologia, sociologia, e administração entre outras.
Ainda assim, se utiliza da abordagem integrativa, que nas palavras da autora podem ser sintetizadas; “Combinar o desenvolvimento técnico/conceitual (Cognitivo) com um aprendizado natural (Habilidades interpessoais)”.
A importância do comportamento organizacional é revelada pelo crescente e abrangente papel que as organizações ocupam no mundo moderno. È no interior das organizações que se mostra a importância da ciência denominada comportamento organizacional, pois as ações e atitudes dos indivíduos são determinados pelas organizações.
Não deve haver ações e atitudes por indivíduos /sujeitos que estejam predeterminadas pelas organizações. Sendo assim, a partir da identificação de uma dada meta ou objetivo de uma organização são estruturadas os comportamentos dos integrantes que a compõem.
Se existe uma relação de determinação entre os objetivos da organização e a ação dos sujeitos que a compõe, então a ciência do comportamento organizacional ganha especial relevo, pois ela identifica atitudes e posicionamentos indesejáveis dos integrantes na busca da constante necessidade de produtividade.
Por tudo isso podemos apreender que o cerne do processo de produção se fundamenta nas organizações. È sabido que os indivíduos compõem uma dada organização e suas ações estão dispostas conforme os objetivos desta, para tanto é imprescindível o estudo do comportamento humano que melhor se adapte ao ambiente organizacional. Através desse estudo impossível alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania