Empreendedorismo
Sendo responsável por gerar empregos e capital, sendo essencial para a geração de riquezas dentro de um país.
A palavra Empreendedor – ENTREPRENEUR surgiu na França por volta dos séculos XVII/XVIII e significa aquele que assume riscos e começa algo novo a partir de uma ideia.
Ou seja, aquele que é capaz de detectar uma oportunidade e criar um negócio.
Para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.
Segundo Dornelas (2001, p. 37),
O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. [...]
No entanto, vale ressaltar que o empreendedor não está ligado somente a criação de novos negócios, mas também ao desenvolvimento de melhorias e inovações do mesmo.
As principais características destes empreendedores são:
○ Criatividade
○ Capacidade de organização e planejamento
○ Responsabilidade
○ Capacidade de Liderança
○ Gosto pela área em que atua
○ Visão de futuro e coragem de assumir riscos
○ Determinação
○ Conhecimento
Eles devem focalizar o aprendizado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e com isso, ser capaz de tomar a decisão certa, frente à concorrência existente.
Lembrando que Não existe o verdadeiro perfil do empreendedor, o que existe são pessoas com experiências profissionais, educacionais e situações familiares variadas. Possibilitando a capacidade de gerir uma ideia, um negócio.
Empreendedorismo no Mundo
Historicamente, no Brasil, segundo a enciclopédia Wikipédia de 2008, só começou a ganhar força na década de 1990, durante a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição