Comportamento organizacional
O Comportamento Organizacional tem função de administrar o comportamento dos membros de uma organização ou de um grupo de organizações, através de estudos da personalidade, pois os mesmos são fundamentais no desempenho da organização e comportamento organizacional tem o intuito de extrair o melhor de cada um desses membros, diminuindo a rotatividade e a ociosidade, promovendo o entrosamento organizacional.
O Comportamento Organizacional tem o propósito de analisar as causas ou razões que levaram a algum fato e também prever ações futuras através de metas e resultados, ter o controle da analise e da previsão para que o Comportamento Organizacional seja eficaz.
As características do Comportamento Organizacional são: Psicologia, Sociologia e Administração, através de uma abordagem focada em extrair o melhor de cada membro da organização, evitando a rotatividade e melhorando o entrosamento organizacional.
Segundo Karla Sampaio o modo de abordar o Comportamento Organizacional dependera da estrutura da organização, do ambiente de trabalho, do planejamento, do clima, da cultura organizacional e das habilidades interpessoais.
O uso do Comportamento Organizacional terá como oportunidade e ao mesmo tempo desafio, tornar os membros da organização mais competentes, saber lidar com as diferenças culturais, diferenças de etnias, sexualidade, idade e deficiência física, motivar seus colaboradores a procurar novas idéias para o crescimento e competitividade da empresa, lidar com a flexibilidade e o imprevisível, se preocupar e ajudar os membros da organização através da flexibilidade para que possam ter um equilíbrio na vida pessoal e profissional. Evitar a terceirização e redução de lealdade dos membros dos membros da organização, motivar e trabalhar o comportamento