Comportamento organizacional
Comportamento organizacional
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
As relações interpessoais no ambiente de trabalho.
PROBLEMA DA PESQUISA
É sabido que o ser humano é fruto do meio em que vive. E como que o ambiente de trabalho pode influir ou não nos relacionamentos interpessoais?
JUSTIFICATIVA
Seja no trabalho, na escola, na família ou num grupo de amigos, as relações interpessoais têm muito em comum, já que acontecem entre pessoas, e pessoas têm características, emoções e atitudes semelhantes onde quer que estejam.
Passamos mais tempo em nosso ambiente de trabalho do que em nosso lar, e ainda assim não nos damos conta de como é importante estar em um ambiente saudável. Durante algumas horas refletiremos qual o nosso papel e importância na qualidade do ambiente em que trabalhamos. Cada pessoa tem uma história de vida, uma maneira de pensar a vida e assim também o trabalho é visto de sua forma especial. Há pessoas mais dispostas a ouvir, outras nem tanto, há pessoas que se interessam em aprender constantemente, outras não, enfim as pessoas têm objetivos diferenciados e nesta situação muitas vezes priorizam o que melhor lhes convém e às vezes estará em conflito.
Sendo assim, em princípio, o ambiente de trabalho seria um ambiente no qual as pessoas estão para desempenhar suas funções profissionais. As relações entre elas, nesse local, seriam primeira e idealmente profissionais, acontecendo de forma harmônica para que todas as funções se complementassem e isso levasse a um objetivo maior, que visa à boa realização das tarefas da empresa onde trabalham onde há mais relações entre profissionais. E, sendo esses profissionais seres humanos, as relações naturalmente não se limitam ao aspecto profissional, como acabei de descrever. Acontecem relações interpessoais que envolvem aspectos que não necessariamente são os básicos de uma convivência empresarial; claro, não somos robôs nem engrenagens numa máquina que trabalham em harmonia só para produzir bem. Criamos