Contabilidade de custos
Quando o assunto é qualidade de produtos ou serviços nos deparamos com situações do tipo “este produto tem certificado ISO, não pode dar problema” ou “nós somos uma empresa certificada pela ISO 9000”, ou ainda “como é que esta empresa tem um certificado ISO e seus produtos tem problemas, vou reclamar para o certificador e eles vão perder o certificado” e muitas outras ocasiões em que são utilizadas as normas da série ISO 9000 como sinônimo de qualidade de produtos ou serviços.
Com isto, o cliente ou consumidor acaba ficando totalmente desinformado a respeito do que realmente seja uma certificação e, principalmente nestes tempos de modismos, do que é uma certificação de sistemas da qualidade. Vemos também que são poucos os esforços dos órgãos certificadores, dos acreditadores ou das empresas certificadas no sentido de esclarecer e informar às pessoas a respeito do assunto, estes últimos principalmente, uma vez que utilizam o desconhecimento das pessoas para obter vantagens comerciais e oferecer uma “qualidade” de produtos excelente.
Vamos então tentar esclarecer alguns pontos a respeito deste tema. Não existe a intenção de esgotá-lo, visto sua abrangência e diversificação, porém ele pode ser o ponto de partida para um estudo mais aprofundado das percepções a respeito do processo de certificação de sistemas de qualidade.
Um dos pontos que mais chama a atenção com relação aos certificados ISO 9000 é quando nos deparamos com embalagens de produtos, com dizeres em letras garrafais: “Produzido de acordo com a ISO 9000”, ou “Certificado pela ISO 9000”. Esta simples prática esconde uma série de fatores que demonstra o quanto algumas empresas ferem os conceitos a respeito das normas ISO 9000. Vejamos: o Certificado ISO 9000 não existe, é isto mesmo, ninguém é certificado pela ISO.
A ISO (International Organization for Standardization) é um organismo internacional, formado como uma rede de institutos de normalização de 157 paises, com