contabilidade e custos
A contabilidade de custo nasceu da contabilidade financeira diante da necessidade de avaliar estoque nas indústrias, tarefa essa que era fácil na empresa típica da era mercantilista. Com o passar dos anos, acabou deixando a função de auxiliar na avaliação de estoque para uma importante arma de controle e decisão gerencial (MARTINS, 2003, p. 22). Com o significativo aumento da competitividade que se vê ocorrendo na maioria dos mercados, controle dos custos torna-se altamente relevante quando da tomada de decisão em uma empresa.
Contabilidade e custos
O mercado atual está cada dia mais concorrido, percebe-se a necessidade das organizações em buscar novas ferramentas gerenciais e de controle para melhorar o funcionamento de suas atividades e a qualidade de seus produtos e serviços oferecidos. Desta forma, as empresas passam a utilizar a contabilidade de custo como peça essencial e fundamental para desenvolver, todas as técnicas de controle, principalmente sobre os custos.
A Contabilidade de Custos é considerada um ramo especializado da contabilidade. Trata-se de informações sobre distribuição e análise de custos considerando algum tipo de unidade-base, como produtos, serviços, Componentes, projetos ou unidades organizacionais. Corresponde à parte da Contabilidade que está direcionada a gestão econômica de custos, ou seja, o ramo da contabilidade que registra informações sobre custos.
“A Contabilidade de Custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como o auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões” Leone (2000, p. 19-20).
Nesta definição, o autor retrata a importância da Contabilidade de Custos para o processo de planejamento das ações na organização e respectivo controle, bem como o suporte ao processo decisório. Contabilidade de