comportamento organizacional
É o processo de ajudar as pessoas a alcançarem objetivos em comum. Preocupação de extrair o máximo das competências e habilidades do indivíduo e de grupos. A existência de liderança nos grupos empresariais é um aspecto que influencia no desempenho das organizações. Até porque essa influência é algo que ajuda na abertura de empresas e no desenvolvimento de um plano de negócios. Reconhecido como um dos principais papéis do administrador, o ato de liderar lembra a ideia de comando, ou seja, o controle exercido por um determinado indivíduo sobre seus seguidores. Geralmente, algumas características são encontradas no líder, como: confiança, solidez, sensatez, sobriedade, ética e outros. A liderança influencia, motiva e conduz as pessoas e a organização.
Questões a serem respondidas:
1. O que é liderança?
2. O que diferencia um líder de um gerente?
3. Quais os traços pessoais que fazem uma pessoa ser um líder? Os líderes eficazes possuem características que os diferenciam dos demais?
4. Quais os tipos clássicos de liderança?
5. Quais as características dos seguidores mais eficazes?
6. Os líderes eficazes possuem um estilo de liderança comum? Por que?
7. Liderança é inata? O líder nasce líder ou se torna líder?
Segundo Robbins, liderança é o “processo de influência pelo qual os indivíduos, com suas ações, facilitam o movimento de um grupo de pessoas rumo a metas comuns ou compartilhadas”. E líderes são “indivíduos que detêm posições de autoridade formal em uma organização, a despeito do modo como efetivamente atuam em seus cargos. Mas, o mero fato de alguém ser visto como líder formal em uma organização nem sempre quer dizer que ele exerça liderança.”
Assim, estabelece que liderança é uma atividade e uma função diferente de gerenciamento. Desse modo, orienta a pensarmos a liderança como uma “habilidade para inspirar pessoas, enquanto o gerenciamento está voltado para objetos inanimados”. Gerencia coisas e lidera pessoas.
E continua: “os