Comportamento organizacional
O comportamento organizacional é um campo multidisciplinar que se dedica ao conhecimento das variáveis comportamentais em contexto organizacional.
O comportamento organizacional não constitui uma função da empresa como marketing, finanças ou recursos humanos. Seu campo contempla elementos “macro” e “micro”. A visão macro centra-se no plano “organizacional” e tem caráter sociológico, enquanto o “micro” centra-se no nível “comportamental” e tem caráter psicológico.
O campo divide-se em três sub-conjuntos, centrados em processos individuais (personalidades, valores, habilidades, atitudes, aprendizagem e motivação), grupais (dinâmica grupal, liderança, tomada de decisões, poder e política) e organizacionais (estrutura, cultura, mudança, desenvolvimento e comunicação).
Segundo Hitt, Miller e Colella (2007), “uma abordagem estratégica do comportamento organizacional requer a compreensão da maneira como os fatores individuais, interpessoais e organizacionais influenciam o comportamento e o valor das pessoas dentro de uma determinada organização, na qual valor se reflete na produtividade, na satisfação e, em última instância nas vantagens competitivas e no sucesso financeiro da organização.” (p. 5).
Robbins (2005) destaca que o comportamento organizacional se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais: psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e ciência política. Segundo ele, a psicologia tem contribuído principalmente para o nível micro, ou individual de análise, enquanto as demais disciplinas têm contribuído para a nossa compreensão dos conceitos macro, tais como os processos grupais e as organizações.
Robbins (2005) ressalta ainda, que o estudo do comportamento organizacional pode contribuir na solução de diversos desafios como a globalização e as diferentes culturas, a diversidade da força