Substância a partir da hulha
SUBSTÂNCIAS DA HULHA
Curso Engenharia De Produção –
1. TEMA 01
2. JUSTIFICATIVA 02
3. OBJETIVOS 03
4. METODOLOGIA 04
5. RESUMO 06
6. AVALIAÇÃO 07
7. CRONOGRAMA 08
8. REFERÊNCIAS 09
1. TEMA
A hulha é um carvão mineral. O carvão mineral é formado por troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos. Essas partes vegetais, após morrerem, depositaram-se no fundo lodoso e ficaram encobertas. O tempo e a pressão da terra que foi se acumulando sobre o material transformaram-no em uma massa negra homogênea – as jazidas de carvão-, um enriquecimento no teor de carbono.
Dependendo do teor de carbono, resultado do tempo de linhito, hulha e antracito. É denominado de hulha quando o teor de carbono está em torno de 80%.
A hulha foi a mola propulsora da indústria do século XIX, durante a chamada revolução industrial, sendo substituída pelo petróleo no século XX.
A hulha era o tipo de carvão mineral mais amplamente utilizado na produção de hidrocarbonetos aromáticos, que ocorria através de um processo denominado destilação seca.Tal processo consiste no aquecimento da hulha resultando em três frações de diferentes estados físicos:
Sólido: Carvão coque
Líquido: Águas amoniacais e alcatrão de hulha
Gasoso: Gás (Combustível) de iluminação:CH4,H2,CO entre outros.
Alcatrão de hulha é um líquido escuro, viscoso, constituído essencialmente de hidrocarbonetos aromáticos, tais como fenóis, anilina, piridina, benzeno, naftaleno. Trata-se da mais importante fonte natural de compostos aromáticos de grande importância para a indústria(mais de duzentos compostos podem ser obtidos). De uma tonelada de hulha pode ser obtido em torno de 50 kg de alcatrão.
O carvão é uma substância de coloração negra e de firme consistência, amplamente utilizada como combustível. Com o coque e o alcatrão de hulha, seus subprodutos, é