hulha 1
Origem:
A Hulha é um tipo de carvão mineral, assim como a Turfa, Linhito e Antracito. A Hulha é a terceira etapa, ou o carvão mineral propriamente dito.
É uma substância sólida, de origem orgânica, resultante da transformação de troncos, raízes, galhos e folhas de arvores. Essas partes vegetais, após morrerem, depositaram-se no fundo do solo e ficara encobertas. Através da ação de microrganismos e do aumento da temperatura e da pressão nesse ambiente, o material perde umidade, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e outros componentes, dando origem a um carvão mais puro, isto é, mais rico em carbono. Os principais depósitos de carvão mineral formaram-se durante os períodos Carbonífero e Premiano (Era Paleozóica), há cerca de 350 milhões de anos.
GABI
Definição:
A hulha ou carvão betuminoso é um tipo de carvão mineral que contém betume. É um tipo de carvão mineral ou carvão natural, gerado há milhões de anos, que se forma a partir da fossilização da madeira soterrada. Visto que é originado da decomposição de matéria orgânica, o carvão mineral é considerado um combustível fóssil, assim como o petróleo e o gás natural, que juntos representam mais de 75% da matriz energética mundial.
Um dos carvões fósseis mais importantes e abundantes é a hulha, também conhecida como carvão de pedra, cujo índice de carbono é de aproximadamente 80% da sua composição. A hulha foi a mola propulsora da indústria do século XIX, durante a chamada revolução industrial, sendo substituída pelo petróleo no século XX. A hulha era o tipo de carvão mineral mais amplamente utilizado na produção de hidrocarbonetos aromáticos, que ocorria através de um processo denominado destilação seca.
Essa destilação seca, na ausência de ar, ocorre através do aquecimento da hulha a temperaturas elevadíssimas, aproximadamente 1100ºC, e as três frações obtidas são: fração gasosa,