Extended supply chain management
O termo “extended” refere-se à abertura dos processos de cadeia de suprimentos para um modelo de colaboração entre parceiros de negócios. Para serem eficientemente conduzidos, através das operações da cadeia de suprimentos, processos tais como design do produto, manufatura, cumprimento e gestão dos processos de encomenda, transporte e logística, devem estar o máximo possível automatizados.
O conceito do ESCM é mais amplo do que muitos modelos vistos no mercado, que tendem a esgotar suas capacidades na condução desses processos, no que diz respeito ao relacionamento com fornecedores e gestão do ciclo de vida do produto, em separado dos demais elementos da cadeia de suprimentos.
Na visão do Extended Supply Chain Managment, os processos complementares são essenciais para a facilitação das operações da cadeia de suprimentos que envolvam parceiros de negócios.
O Extended Supply Chain Management é um conceito que engloba todos os sistemas. Desde aqueles voltados para o EDI (Eletronic Data Interchange), para comunicação inter-empresas, aos de WMS (Warehouse Mangament System), para gerenciamento de estoque, espaço, equipamentos, mão de obra, na produção, armazéns e centros de distribuição, como também para o APS (Advancing Planning Schedulling System), classe de softwares voltados para otimizar toda a cadeia de suprimentos do planejamento da demanda até a produção e distribuição, permitindo uma administração integrada dos processos, e o ERP (Enterprise Resources Planning), um grande banco de dados integrado, onde são efetuadas as transações das informações internas da empresa, com foco na consistência dos dados de modo a viabilizar acesso e controle à informação integral.
Fontes de pesquisa:
Grupo de Pesquisa e Consultoria Bloor Research - http://www.bloorresearch.com/
Título: EXTENDED SUPPLY CHAIN MANANGMENT
Artigo publicado em 01/10/1983 por Fran Howarth
Link direto: