closed loop supply chain
CLOSED-LOOP SUPPLY CHAIN
RESUMO
O objetivo deste artigo é evidenciar como o uso do Closed-Loop Supply Chain (CLSC) pode proporcionar vantagens competitivas ao se adotarem práticas sustentáveis. Foi utilizada pesquisa bibliográfica para identificar o conceito CLSC e sua aplicabilidade às oportunidades de negócio. Também foram apresentados cases de sucesso.
Palavras-chave: Closed-loop. Product lifecycle management. Supply chain. Sustainability.
1/16
ANAIS
1 INTRODUÇÃO
Sustentabilidade é uma nova área da gestão ainda pouco entendida por muitos empresários, assim necessitamos conceituá-la a luz dos gestores, de forma diferenciada da apresentada pelos ambientalistas, objetivando dar ao gestor uma visão mais ampla da aplicabilidade prática da estratégia.
Morin (1996) defende a Revolução Verde através de uma visão holística, multidisciplinar, complexa e extremamente específica que pode ser considerada como uma
“Nova Ciência” entende que sustentabilidade é o equilíbrio entre diferentes dimensões das atividades humanas que impactam no meio ambiente, nas relações sociais e na economia influenciando para o bem ou para o mal, legado que vamos deixar para as futuras gerações.
Estamos evidenciando a gênese de um novo tipo de ciência que exige aprofundamento em conhecimentos específicos voltados a várias disciplinas.
O Pensamento Ecológico segundo Morin (1996, p. 1):
A essência da consciência ecológica reside na reintegração do meio ambiente a nossa consciência e complexidade antroposocial a idéia da natureza reconhecida como o ecossistema da biosfera. Devemos entender cada disciplina especializada voltada ao controle do ecossistema, formada por constituintes físicos, biológicos e sociais dependentes. A ecologia é "um novo tipo de ciência" que, ao contrário do dogma atual que tem governado o desenvolvimento de disciplinas científicas, exige um conhecimento global competente centrado em diversos domínios da ciência.
Estamos nos