Comportamento organizacional
O Comportamento Organizacional / Eficiência e Eficácia
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa, embora o estudo de comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes. Temos que considerar variáveis situações para entender as relações causa e efeito, assim, caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura. Essa perspectiva irá permitir considerar os estudos como resultados da convergência de diversas escolas de pensamento, valendo-se da Psicologia, Economia Antropologia e Ciências Políticas, tanto que as pessoas são complexas, as teorias que refletem o que elas estudam também são complexas em explicas suas ações.
Com isso veremos como Eficiência e Eficácia também são importantes para o comportamento humano.
Quando analisamos essas palavras sobre a ótica organizacional, elas tomam um novo sentido, ou melhor, dizendo, uma nova conotação, essa conotação que esses termos ganham é de fundamental importância para que em sua aplicação na prática se obtenham os melhores resultados, é imprescindível que se compreenda exatamente o que significa eficiência e eficácia.
Segundo o psicólogo especializado em administração de empresas, Bernardo Leite Moreira: “As diferenças entre esses dois conceitos podem até parecer sutis, mas realmente são extremamente importantes.” Peter Drucker, conceituado autor, considerado o “pai da administração moderna”, é categórico em afirmar: “eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas”. E complementa: o resultado depende de “fazer certo as coisas certas”. Segundo registrado pelo Dicionário Houaiss; eficácia, em administração, é a qualidade ou característica de quem ou do que, num nível de chefia, de planejamento, chega realmente à consecução de um objetivo. E a eficiência; em