Projeto digital
1 – JUSTIFICATIVA
O presente mercado de trabalho brasileiro, bem como a educação, estão, a cada dia, mais alinhados com as tecnologias. Este fato leva-nos a um questionamento: podemos ajudar nossos alunos, que estão saindo do Ensino Fundamental, a ampliarem suas possibilidades de inserção na sociedade, ofertando-lhes, além do currículo básico orientado pelo Ministério da Educação, conhecimentos específicos, como os relacionados à informática? Acreditamos que sim!
Buscamos uma mediação, pautada na realidade de nossos estudantes e no mercado de trabalho, levando em consideração os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Entendemos que a construção do conhecimento passa pela significância e utilidade do que aprendemos. Aliar a teoria com a prática é de fundamental importância. Ter um olhar singular para cada realidade e ter discernimento para nos movermos, deve estar presente em nossas ações enquanto educadores e participantes da construção do conhecimento de nossos estudantes.
A informática e o Software Livre avançam a passos largos. Não podemos nos privar de propiciar à essa nova geração que está saindo das nossas escolas a oportunidade de adquirirem, em sua caminhada, esses conhecimentos.
2 – PÚBLICO ALVO
Alunos do 9º ano das escolas municipais de Vitória. Iniciando em 2010 com o projeto piloto em uma escola da Rede Municipal, abrindo uma turma no turno matutino e uma no turno vespertino, com 10 alunos por turma.
4 – OBJETIVOS GERAL
Proporcionar aos alunos de 9º ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Vitória, a aquisição de conhecimentos profissionalizantes em informática, software livre e montagem e manutenção de computadores, aumentando, assim, suas habilidades para que possa buscar sua inserção no mercado de trabalho.
5 – OBJETIVO ESPECÍFICO
Introduzir conceitos de informática;
Aprender técnicas de montagem e manutenção de