comportamento organizacional
Nos dias atuais com a globalização e a competitividade extrema de mercados, as habilidades técnicas perderam seus ideais valores, e as empresas, começaram a buscar cada vez mais participantes que tenham habilidades comportamentais e de relações humanas.
Esta habilidade descreve nossa maneira de se relacionar uns com os outros, e que, se bem desenvolvida, poderá nos agregar muito valor, alavancar nossas carreiras, e é de grande valia para quem almeja cargos executivos e de liderança.
2. O que você entende por comportamento organizacional?
Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa.
3. Por que é importante complementar a intuição com o estudo sistemático nas decisões empresariais?
O estudo sistemático pode melhorar as previsões sobre o comportamento que seriam feitas de maneira intuitiva. Mas, como as pessoas diferem umas das outras, precisamos analisar o comportamento organizacional dentro de um cenário contingencial, utilizando variáveis situacionais como moderadoras dos relacionamentos de causa e efeito.
4. Descreva as variáveis dependentes e as independentes no estudo do comportamento.
As variáveis dependentes são os fatores-chave que se pretende explicar ou prever e que são afetados por outros fatores. A produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho são freqüentemente enfatizadas como as variáveis dependentes básicas no comportamento organizacional.
As variáveis independentes são aquelas que não estão sobre o controle dos gestores das organizações. Um exemplo é a ocorrencia de um terremoto.
5. Quais são os desafios e oportunidades para os administradores que utilizam os conceitos de comportamento organizacional?
As organizações não se limitam mais às fronteiras dos países. Com a globalização, podemos dizer que o mundo virou uma aldeia global, e os