empreendedorismo Social
1 INTRODUÇÃO
Com tantos progressos e avanços tecnológicos, é cada vez mais importante ter um olhar voltado para o meio ambiente e para a sociedade. O empreendedorismo social tem como base, ações que objetam melhorias para a sociedade. Tais ações podem ser lucrativas ou não. Com vistas a estas informações, o presente trabalho pretende mostrar quais são as motivações que levam um empreendedor a desenvolver o empreendedorismo social, além de mostrar também, quais os benefícios para a comunidade atendida.
O empreendedorismo em geral, tem como meta a lucratividade, ao passo que, o empreendedor social busca obter resultados positivos que beneficiam uma sociedade. O empreendedor social tem como uma de suas principais características o olhar crítico sobre as mais diversas situações que afetam diretamente ou indiretamente a sociedade. Ele sabe que o governo e a iniciativa privada, não são capazes de suprir todas as carências da sociedade, e por isso, busca identificar, criar e implantar soluções que melhorem e resolvam os mais variados problemas sociais. Dentre essas ações estão o bem estar, a cultura, a educação, o lazer, a saúde, a preservação ambiental, a geração de renda para a sociedade, etc.
Empreendedorismo social é considerado uma designação recente, pois começou aparecer em meados dos anos 90, no século XX, desde então, esse tema tem ganhado visibilidade e importância. O Empreendedorismo Social está sempre buscando alternativas com o intuito de promover atividades e programas que funcionem de forma eficiente para bons resultados sociais.
Podemos atribuir ao empreendedorismo social a luta contra a pobreza e a exclusão social, o emprego e inserção sócios profissionais e desenvolvimento local e sustentável.
1.1 Problema de Pesquisa
Nosso estudo será norteado pelo seguinte problema de pesquisa:
“Quais as contribuições da empresa CDM(Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana) no desenvolvimento do Empreendedorismo