Destilação Simples e Fracionada
RIO DE JANEIRO/CAMPUS NILÓPOLIS
LICENCIATURA EM QUÍMICA
PARACAMBI
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
RIO DE JANEIRO/CAMPUS NILÓPOLIS
LICENCIATURA EM QUÍMICA
QUÍMICA ORGÂNICA I
Trabalho apresentado na disciplina de Química Orgânica I, referente à prática de laboratório Destilação simples e fracionada .
Professor :
PARACAMBI
INTRODUÇÃO
O estado de pureza das substâncias é essencial na área da Química para que se possa estudar as propriedades das substâncias, logo realizar processos de separação de mistura é um ação rotineira nos laboratórios químicos.
Os métodos físicos de separação de mistura a ser tratado nesse relatório são : a destilação simples e a destilação fracionada, tais métodos, mais energético, são utilizados em separação de misturas homogêneas.
A noção de vapor de pressão
A destilação simples é um processo de separação de compostos que apresenta uma fase líquida, e tais compostos devem apresentar pontos de ebulição diferentes. Ter um ponto de ebulição mais baixo que as outras substâncias envolvidas é uma condição para a substância a ser destilada, pois ao aquecer a mistura , forma-se vapores que são direcionados para o condensador , realizando troca de calor entre os vapores quentes que condensam e se liquefazem. Nem toda substância destilada, o destilado, é uma substância pura , há exceções, às vezes determinadas compostos podem adquirir propriedades semelhantes da substância a ser destilada e dessa forma são destilada juntas, denominada de substâncias azetrópicas. A destilação fracionada , também destinada para separação de misturas líquidas com pontos de ebulição diferenciados, nessa destilação utiliza-se um balão de destilação com uma coluna de fracionamento, que permite realizar uma ou mais destilação simples
OBJETIVOS
Aprender os conceitos básicos