Empreendedorismo social
Centro Regional de Braga
Faculdade de Ciências Sociais
Empreendedorismo social
Economia social
Licenciatura em Serviço Social
Braga, 31 de Maio 2012
ÍNDICE
1. Empreendedorismo social 4 2. Empreendedorismo social- um tema novo nas ciências sociais 5 3. O que entendemos por empresas sociais?........................................................5 4. Das empresas sociais ao empreendedorismo social 7 5. Empreendedorismo social e oportunidades de construção do próprio emprego 7 6. empreendedorismo e crescimento em portugal 8 7. Formas de empreendedorismo social 8 8. Os empreendedores 9 9. Formação especializada na área do empreendedorismo social………………..9 10. Case study 10 * 11. Conclusão 12 * 12.bibliografia 13
Introdução
No âmbito da disciplina curricular de economia social, na Licenciatura de Serviço Social, foi proposto pelo docente a realização de um trabalho aprofundado intitulado de Empreendedorismo Social.
Numa fase inicial deste trabalho, propomo-nos abordar a relação entre o empreendedorismo social tradicional e o empreendedorismo associado ao terceiro setor e, mais propriamente, à economia social.
Será de todo importante analisarmos o empreendedorismo social como um tema embrionário nas ciências sociais que entendemos, na realidade, por empresas sociais, uma vez que a sociedade interpreta de uma forma desacertada este conceito no sentido de reconhecê-lo como gerador de lucro e não de capital social.
Numa relação entre empresas sociais e empreendedorismo social, apontamos algumas perspetivas de autores que visam refutar o desenvolvimento do trabalho.
É de referir que as empresas socias são potenciadoras de oportunidades de construção do próprio emprego, principalmente num contexto de crise económica e financeira.
Expôs-mos uma síntese do crescimento do empreendedorismo em Portugal, tendo em conta um exemplo concreto da referida situação. Para