Comportamento Organizacional
No mundo incerto e caótico em que vivemos atualmente, o modelo organizacional que melhor pode funcionar é a “estrutura orgânica”. Toda e qualquer empresa na contemporaneidade, enfrenta inúmeras inseguranças referentes às mudanças ambientais, tecnológicas, políticas, comportamentais e econômicas. O mundo se tornou um lugar de inseguranças. Sabemos que os administradores nunca foram capazes de prever o futuro, mas nos últimos tempos as mudanças vêm ocorrendo em uma velocidade espantosa. Por isso, o tipo de estrutura que funcionava nas décadas de 60 e 70 não funciona mais. As organizações flexíveis são capazes de se reposicionarem no mercado, mudar as regras de seus jogos e refazer suas estratégias atuais. A estrutura orgânica possui uma ampla rede de informações, envolve grande participação no processo decisório, tem baixa formalização e utiliza equipes multifuncionais.
Pergunta 2
Empresas como Microsoft, Motorola, Hewlett-Packard e Starbucks, possuem estratégias do tipo “as pessoas em primeiro lugar”. Existem fortes evidências que empresas bem-sucedidas são aquelas que colocam as pessoas em primeiro lugar. Executivos experientes já perceberam que os seus funcionários representam a única verdadeira vantagem competitiva. Este tipo de organização possui uma força de trabalho mais dedicada e comprometida que se traduz em funcionários mais produtivos e satisfeitos. Desta maneira, priorizar pessoas no ambiente de trabalho, faz parte do universo de estudo da disciplina “comportamento organizacional” porque:
Pergunta 3
Sérgio possui conta em um grande Banco Brasileiro, e toda vez que necessita desse tipo de serviço, ele enfrenta um processo padronizado de ações, ou seja, as regras do Banco não se flexibilizam e seguem padrões rígidos de forma eficiente. Por outro lado, os funcionários do Banco realizam tarefas padronizadas, altamente rotineiras, formalizadas com regras e regulamentos. A liderança do Banco é centralizada. Esse cenário nos sugere o Modelo