ciencias
O radônio é um elemento químico do grupo 18 (gases nobres) que pertence ao sexto período da tabela periódica.
O radônio, em condições normais, apresenta afinidade eletrônica igual a zero (ou ligeiramente negativa) e alta energia de ionização. O gás possui pouca tendência à perda e ao ganho de elétrons, e por essa razão não tende a formar ligações, ocorrendo na forma de átomos isolados.
O radônio é um gás insípido, inodoro à temperatura ambiente, mas quando é resfriado abaixo do seu ponto de fusão exibe uma fosforescência brilhante que se torna avermelhada. Sua densidade equivale a cerca de 8 vezes a densidade do ar (1,217 g/L a 1 atm e 0 °C), sendo o gás mais denso conhecido. É pouco solúvel em água, mas é o mais solúvel dentre todos os gases nobres.
85 astato
O astato é um elemento químico do grupo 17 (halogênios) que pertence ao sexto período da tabela periódica.
Assim como os demais elementos desse grupo, o astato reage diretamente com os metais formando sais, e também é muito reativo frente a não-metais. O astato existe na forma de moléculas diatômicas e é colorido. As cores são decorrência da absorção de luz quando um elétron do estado fundamental é promovido para um estado de maior energia. O elemento é muito reativo e não ocorre no estado livre, além de ser radioativo e possuir meia-vida curta.
O astato não ocorre na natureza, mas foram obtidos artificialmente mais de 20 isótopos do elemento. Todos são radioativos. Os isótopos mais estáveis são o 210At (meia-vida de 8,3 horas) e o 211At (meia-vida de 7,5 horas). O último foi obtido pela primeira vez em 1940, numa reação nuclear em que um alvo de bismuto foi bombardeado com partículas α de alta energia.
209Bi83 + 42He → 211At85 + 210n
Métodos baseados em traçadores radioativos foram utilizados para estudar a química do 211At, usando quantidades extremamente pequenas do elemento, cerca de 10-14 mol. Esse isótopo sofre decaimento por captura eletrônica e por emissão de partículas α.