comportamento organizacional
PERSONALIDADE E EMOÇÕES
(matéria do ano passado, é o modo de cada um de perceber, pensar, sentir e agir)
A personalidade tem uma forte influencia sobre comportamento do pessoa em seu ambiente de trabalho.
A personalidade é a combinação de trações como: calma, passividade, agitação, agressivo, ambição, lealdade.
Segundo a teoria de Myers os indivíduos são classificados em: extrovertidos x introvertidos. Sensatos x Intuitivos. Racionais x emocionais. Julgadores x Perceptivos.
Segundo o modelo de Big Five... há 5 dimensões básicas que formam a base de todas as outras: Extroversão (nível de conforto de uma pessoa em seus relacionamentos, são sociáveis). Amabilidade (capacidade de um indivíduo á complacência/compreensão, são cooperativas, receptivas). Consciência (é uma medida de confiabilidade, são responsáveis, organizados). Estabilidade emocional (á capacidade de uma pessoa em enfrentar o estresse). Receptivamente a novas experiências (refere-se ao escopo/metaobjetivo de interesses de uma pessoa e seu fascínio por novidades).
Outros atributos essenciais da personalidade foram identificados tendo uma ligação com o comportamento nas organizações: Centro de controle. Maquiavelismo. Auto-estima. Automonitoramento. Assumir riscos. Personalidade tipo A.
Para os administradores.. é maior a probabilidade de terem colaboradores e satisfeitos e com alto desempenho, se derem atenção a adequação entre as personalidades e os tipos de tarefa.
Emoções
Emoção é uma reação a alguma coisa.
A principal coisa para se dar bem com outras pessoas é ter empatia.
Esforço emocional por exemplo a comissária de bordo tem que se manter alegre mesmo não estando, médicos sejam emocionalmente imparciais.
Emoções sentidas (são genuínas ao individuo) x emoções demonstradas (são requeridas pela organização e considerada apropriada para uma determinada função. Não são inatas, são aprendidas).
Aplicações no estudo do c.o:
Capacitação e seleção: