materiais resilientes - odontologia
O látex de borracha natural concentrado se encontra comercialmente disponível desde 1930, e tem sido intensamente explorado para a confecção de uma variedade muito grande de produtos acabados. Este foi gradualmente introduzido em todos os campos de atividade humana, devido às novas possibilidades de aplicações e, atualmente, devido às diversificações dos produtos de borracha que excedem a mais de 30.000 itens .
A fase dispersa do látex é constituída por compostos de lipídios, proteínas e moléculas poliméricas. Lipídios são substâncias gordurosas e oleosas insolúveis em água, como exemplo pode-se citar os fosfolipídios [69, 117]. As proteínas são macromoléculas constituídas por polipeptídios, que são cadeias extremamente longas de muitas unidades de aminoácidos. No látex são encontrados vários tipos de proteínas, cujas porcentagens variam de acordo com o lote e método de extração [6,17, 23, 87].
As moléculas poliméricas que são consideradas a fase dispersa do látex (35% a 40%) são constituídas de 1,4 cis-poliisopreno, cuja fórmula molecular é:
31
CH3
• CH2-CH=C-CH2-
-I n
1,4 cis-poliisopreno onde, nsISOOO
O látex fresco da Hevea brasiliensis varia de composição de acordo com a idade, a estação do ano em que se realiza a colheita e as características do solo. Na
Tabela 3 encontram-se os principais constituintes do látex [87].
O látex após ser extraído da árvore é imediatamente misturado com um agente de preservação, em virtude do ataque das bactérias que provocam a sua desestabilização coloidal. Esses agentes, álcalis e bactericidas, podem ser: amónia
(1,6% de NHs na fase líquida) ou KOH e pentaclorofenolato de sódio (0,2%) respectivamente [13, 87].
Tabela 3 - Composição do látex "in natura" [87].
Componentes Porcentagem
Água 60%
Sólidos totais: 40% ácidos graxos e esteres 1,0% quebracitol 1,6% sais orgânicos 2,4% borracha seca 35,0%
5QWISSA0 ui^om oe íuíhg\& n u c l e ã r / s p i r»
32
O látex fresco,