Como Fazer Placas Trabalho 7
COMO FAZER PLACAS INTEROCLUSAIS? ALGUNS
ASPECTOS A SE CONSIDERAR
HOW TO FABRICATE OCCLUSION SPLINTS?
SOME ASPECTS TO CONSIDER
PAULO RENATO JUNQUEIRA ZUIM*
ALICIO ROSALINO GARCIA *
PATRÍCIA SANTOS COSTA**
KARINA HELGA LEAL TURCIO***
CESAR AURÉLIO ZAZE **
RESUMO
Existem diferentes tipos de placas interoclusais. Cada uma delas apresenta desenho e finalidades específicas de acordo com as necessidades funcionais e características oclusais do paciente. Além disso, muitos métodos têm sido sugeridos para a confecção deste tipo de aparelho, porém, cada um apresenta suas vantagens assim como limitações, e devem ser escolhidos de acordo com a situação clínica e expectativa do paciente, variando de acordo com alguns fatores a serem avaliados previamente.
Estes fatores dizem respeito às propriedades físicas e mecânicas apresentadas pelo material empregado, praticidade e rapidez da técnica, relacionadas ao grau de urgência apresentado pelo caso, além da disponibilidade de um bom técnico de laboratório, custo e importância estética. Assim, o objetivo do trabalho é apresentar uma revisão de literatura que aborde os diferentes tipos de placas e suas finalidades, assim como os métodos empregados para sua fabricação.
UNITERMOS: Placas oclusais; Oclusão Dentária; Articulação temporomandibular.
INTRODUÇÃO
A placa interoclusal é um aparelho removível, normalmente feito de acrílico, que recobre as superfícies oclusais e incisais dos dentes de um arco, criando contatos homogêneos com os dentes do arco oposto. Apresenta como principais funções promover uma posição mais estável das articulações temporomandibulares e uma oclusão funcional que reorganiza a atividade reflexa neuromuscular. As placas interoclusais também são utilizadas para proteger os dentes e as estruturas de suporte de forças oclusais que possam vir a destruí-los18.
A terapia com placa tem apresentado resultados favoráveis no controle das desordens temporomandibulares – DTMs10,18,20. Por ser uma
modalidade