Comportamento Organizacional
O mundo organizacional está mudando. E esta mudança está trazendo diversos benefícios a todos aqueles que estão inseridos neste universo.
Um dos indicadores desta transformação é que as empresas estão se preocupando mais com a qualidade de vida dos funcionários visando à fidelidade dos mesmos. No intuito de reter talentos as empresas estão saindo do tradicional e arcaico departamento de recursos humanos com foco exclusivo no departamento pessoal e estão abrindo um leque de subsistemas como treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, benefícios e remuneração, entre outros.
Para que esta ideia dê certo, as empresas precisam encontrar profissionais cujo perfil esteja alinhado ao perfil de negócios da empresa.
Uma das estratégias encontradas para captar
Motivação
O sonho de todas as organizações na atualidade é ter, no seu quadro de funcionários, profissionais motivados que deem o melhor de si para alcançar o sucesso organizacional. Só que além de um sonho, ter profissionais motivados se tornou um item de sobrevivência das organizações em um mundo de negócios altamente competitivo e que está em constante mudança. A competitividade externa depende basicamente da cooperação e colaboração internas.
O desempenho organizacional depende da junção de vários fatores críticos: estratégia, tecnologia, desenho e cultura organizacional e talento humano. Sem as pessoas as organizações nada conseguem fazer. Mas, é necessário que estes talentos possuam o famoso CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes). Para poder proporcionar resultados, o talento humano precisa estar envolvido em um ambiente de trabalho participativo e democrático. E isso requer motivação das pessoas inseridas dentro deste contexto. O desempenho individual depende fortemente de pessoas motivadas. Ele é moldado e condicionado por vários fatores simultâneos, como capacidade e competência das pessoas, liderança e coaching recebidos, orientação, dedicação e esforço despendido.