Comportamento Organizacional
Bill Gates, co-fundador e presidente da Microsoft, é uma pessoa totalmente voltada ao êxito, persistência intensa, intelecto brilhante, intensidade pessoal e alta competitividade. Gates influenciou toda uma cultura, e o sucesso da Microsoft fez dele o homem mais popular de negócios do mundo. A descrição do “ser pessoa” de Gates corresponde a sua: a.
Personalidade
b.
Identidade
c.
Histórico de vida profissional d.
Adaptação a um mundo organizacional e.
Herança genética e adaptação ao mundo
0,2 pontos
PERGUNTA 2
Altos executivos determinam as metas das organizações, quais produtos ou serviços oferecer, como financiar as suas operações ou onde localizar uma nova unidade da empresa. Os executivos de nível médio e inferior determinam o cronograma de produção, selecionam os novos funcionários e decidem como financiar os aumentos salariais. Os demais funcionários determinam se irão ao trabalho ou não, quanto esforço despenderão nas atividades, e se cumprirão as ordens do chefe mais imediato. Os exemplos mencionados retratam: a.
Emoções e sentimentos vivenciados dentro das organizações. b.
Habilidades cognitivas de todas as camadas organizacionais. c.
Tomada de decisão individual. d.
Insight.
e.
Estratégias corporativistas.
0,2 pontos
PERGUNTA 3
A pena de morte é certa ou errada? E a criação de cotas mínimas reservadas para minorias raciais entre os universitários? É bom ou ruim uma pessoa gostar de poder? As respostas a essas perguntas envolvem critérios de: a.
Estímulo
b.
Motivação
c.
Atitude
d.
Valor
e.
Insatisfação
0,2 pontos
PERGUNTA 4
Os executivos geralmente concluem que as pessoas são preguiçosas ao observar alguns de seus funcionários que, eventualmente, têm esse comportamento no trabalho. Estes mesmos funcionários podem ser bastante esforçados em outras atividades fora de seus empregos. Desta forma, um funcionário que foge das responsabilidades no