a importancia do metodo gramatical historico
Guilherme Vilela
Pr. Augustus Nicodemos Lopes. A importância da interpretação bíblica.
O Pr. Augustus Nicodemos, em sua palestra mostra a importância de fazer uma interpretação correta para que haja uma teologia que seja realmente bíblica, e tendo como principal defesa o método histórico gramatical, sendo assim contrapondo outros métodos, principalmente o método histórico critico.
O método histórico gramatical é o nome que foi dado ao método de interpretação da reforma protestante, mas Nicodemos defende que esse método é mais antigo que a reforma, pelo fato de encontra esse método na escola de Antioquia (no século III). O texto usado na palestra foi 2 Pedro 3.16-16. Primeiramente ele mostra que no próprio texto bíblico, Pedro relata a importância de expor verdadeiramente a Palavra de Deus. O método gramatical histórico defende que a bíblia é inerrante, mostrando que quando na bíblia houver dois textos que se contradiz, se de fato acreditamos que ele é inerrante a única saída é harmonizar os textos. Pois Deus fala a homens diferentes, em tempos diferentes, é preciso então entender o que verdadeiramente eles queriam transmitir, o método gramatical histórico tem essas preocupação, por isso tem esse nome (pois estuda a escrita e a época em que foi escrita).
No continuar de sua palestra Nicodemos explica sobre o método histórico critico. Esse método tira a possibilidade de qual quer ato sobrenatural, e que tudo o que a bíblia relata tem um uma explicação racional, ele tem a função de separa a verdade e o mito. Falando também que Jesus não é Deus, quem coloca Jesus como Senhor é Paulo, com esses pré-supostos logicamente que esse método não tem credito, além disso, eles não conseguem ter teses concretas (eles conseguem destruir as outras, mas não manter as suas). O método histórico critico é tão sem base, que um dos próprios liberais escreve um livro em 1975 chamado, O Fim do método histórico critico.
Voltando ao método histórico gramatical, Nicodemos