comportamento organizacional
Todos nos surpreendemos com os motivos pelos quais algumas pessoas têm sucesso e outras fracassam no mundo do trabalho. A maioria de nós também fica admirada pela maneira como algumas pessoas parecem ter um “poço sem fundo” de entusiasmo por seu trabalho, ao passo que outras o consideram como algo um pouco melhor que tortura. A maioria de nós, frequentemente faz especulações sobre os fatores que afetam nossa vida de trabalho, mas os estudiosos criaram um campo de análise voltado à pesquisa científica dos processos comportamentais que ocorrem em contexto de trabalho: o campo do comportamento organizacional (CO).
O conteúdo desse campo é muito amplo. Engloba tópicos como atitudes, motivação e desempenho dos colaboradores. E se estende para fatores organizacionais e societários mais amplos, como a estrutura das organizações e as pressões ambientais, que influenciam o comportamento e as atitudes de uma pessoa.
O campo do CO aproveita muitos conceitos e métodos das ciências comportamentais e sociais, incluindo psicologia, sociologia, ciência política e antropologia, porque todos são relevantes para a compreensão do comportamento das pessoas em cenários organizacionais.
Por que se importar? Ou três razões para estudar CO
Aplicações Práticas
Existem vantagens práticas importantes para se compreender os princípios do CO. O desenvolvimento de um estilo pessoal de liderança, por exemplo, pode ser orientado pelo conhecimento dos resultados dos estudos que tentaram relacionar o estilo de liderança às exigências das situações. A escolha de uma estratégia de resolução de problemas, pode ser orientada por uma compreensão dos resultados de estudos.
Especialmente na área de aumento do desempenho, pode-se obter vantagens aplicando o conhecimento obtido no campo do CO. Adicionalmente, porque o ambiente em que as organizações operam apresenta complexidade cada vez maior é preciso compreender como criar estruturas