engenharia
A retificação destina-se a obter uma forma de onda na carga unidirecional, a partir de uma rede alternada. Apenas por retificação não é possível obter uma tensão contínua. Circuitos retificadores mais simples envolvem apenas um díodo.
Um diodo é um elemento retificador, pois conduz num sentido e não conduz no outro. Para ser mais preciso, quando está polarizado inversamente, conduz uma insignificante corrente no sentido inverso (chamada corrente inversa de saturação). Quando está polarizado diretamente, conduz corrente no sentido direto, mas provoca uma queda de tensão no circuito. Se o díodo for de silício, esta tensão é de 0,6 a 0,7 V. Concretamente, se a tensão direta aplicada ao díodo não ultrapassar 0,5 V, ele não conduz (ou conduz uma corrente de muito pequeno valor).
1.1. RETIFICADORES MONOFÁSICOS DE MEIA ONDA À DIODO.
Teoricamente o retificador monofásico de meia onda é o mais simples das estruturas empregadas em eletrônica de potência. Ele é comumente utilizado para fazer alimentação da armadura de pequenos motores de corrente contínua, alimentação de enrolamentos de excitação de máquinas elétricas, carregamento de baterias e alimentação de circuitos eletrônicos. Na Figura 1 temos um exemplo de um circuito retificador de meia onda.
Figura 1 – Circuito Retificador de Meia Onda à diodo com carga puramente resistiva.
OBJETIVO
Adquirir experiência com o uso do osciloscópio.
Mostrar a forma de onda e outras características do retificador de meia onda.
Fazer comparação entre valores medidos e valores calculados.
MATERIAL NECESSÁRIO
01 Cartão de diodos (9942)
01 cartão de fusíveis (9943)
1 fonte de alimentação 220 V
Jumpers
Osciloscópio multi teste digital
01 lâmpada incandescente de 40 Watts.
PROCEDIMENTO DA ATIVIDADE.
1. Avaliar o diagrama da figura 1 quanto sua função.
2. Testar os componentes elétrico/ eletrônicos utilizados.
3. Montar o circuito desenergizado.
4. Conectar o osciloscópio na carga.