3 casos de benchmarking
Teclog12 – Senac – Resende
Docente: Alexandre Pimentel
Alunos:
Willian
Calil
Luciana
Viviane
Alessandra
Estudo de Três Casos de Benchmarking
James E. Doebereiner
Diretor da Timken Company
INTRODUÇÃO
Serão apresentados, a seguir, três estudos de caso juntamente com um breve parecer acerca das respectivas lições aprendidas. Em cada um dos casos, as indústrias não apenas realizaram um extenso benchmarking em empresas que competiam pelo mesmo mercado, como também implantaram processos com a finalidade de alcançar resultados semelhantes aos dessas empresas. Além de revelar e discutir a semelhança das lições aprendidas, ressaltaremos o impacto dos resultados em cada organização. É importante compreender que cabe a você escolher o seu próprio mecanismo de benchmarking e decidir como formar indivíduos e equipes a partir dos casos que relataremos.
EMPRESA BUSCA MELHORES PRÁTICAS NO SETOR DE PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO (1º CASO)
A companhia internacional Fletcher Challenge, com sede na Nova Zelândia, é formada por quatro setores principais: setor de papéis, setor de construção, setor de energia e setor florestal, os quais operam sob uma mesma direção.
Vamos nos concentrar, porém, apenas na análise crítica do setor de produtos de construção, que abrange a produção e a distribuição de madeira, alumínio e outros materiais de construção. O objetivo do grupo de estudo foi, primeiramente, "buscar fornecedores de classe mundial de soluções para o setor de construção". Tal objetivo só poderia ser alcançado se o benchmarking fosse também de classe mundial e, mais importante ainda, se a companhia estivesse seguindo as práticas apropriadas.
Não demorou para que a alta administração da empresa percebesse a necessidade de realizar um benchmarking de suas próprias práticas de trabalho como processos finais, comparando-as com as práticas das melhores organizações no ramo. A fim de identificar oportunidades, a companhia também fez