Benchmarking
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Teoria da Administração, do curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.
Professor: Eduardo Luiz do Valles
JOINVILLE,
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. BENCHMARKING 5
2.1 HISTÓRICO 5
2.2 TIPOS DE BENCHMARKING 5
2.2.1 Interno 5
2.2.2 Competitivo 5
2.2.3 Funcional/ Genérico 5
2.3 PASSOS DO BENCHMARKING 6
2.4 CASO DA EMPRESA AVON 6
2.5 CASO EMPRESA XEROX 6
3. CONCLUSÃO 8
4. REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
Cada vez mais se faz necessário que empresas se adaptem às mudanças do meio. O Benchmarking é um método pesquisa que visa o aprimoramento das organizações.
Este trabalho tem o intuito de esclarecer mais desse assunto, que é primordial nas instituições hoje, mostrando o que é, como fazer, porquê e alguns casos.
2. BENCHMARKING
Benchmarking é uma das ferramentas do planejamento que auxilia nos comprimentos de meta e pode defini-las também, através de pesquisas em outras empresas bem sucedidas de mesmo porte. Sem dúvida, a análise competitiva é de grande utilidade para escolhas estratégicas competitivas globais. São nessas estratégias competitivas que se encontram as raízes de benchmarking. Dessa forma, o benchmarking não substitui um planejamento estratégico, mas o apóia.
2.1 HISTÓRICO
As raízes linguísticas e metafóricas do benchmarking vêm do termo usado pelos agrimensores, que designavam benchmarking como uma marca ou referência feita sobre uma rocha, muro ou edifício. Portanto, um benchmarking servia como referência para determinar sua posição ou altitude em medidas topográficas ou para os registros das marés. Em termos gerais, benchmarking era originalmente o ponto de observação de onde as medidas poderiam ser feitas ou servir de referência para outras.
Desde o início da história o homem tem observado os outros para melhorar suas atividades, sendo assim, o segundo homem que acendeu a chama