Direitos Humanos
- Em pelo menos 81 países a prática da tortura ainda existe
- Os indivíduos enfrentam julgamentos injustos em mais de 54 países
- A liberdade de expressão é restringida em ao menos 77 países
- Em alguns países, até 70% das mulheres enfrentam algum tipo de violência, seja física ou sexual, em sua vida.
Há a marginalização principalmente de mulheres e crianças, já que em muitas culturas, ainda hoje há a ideia de que as mulheres devem ser submissas aos homens, as privando assim de diversos direitos.
Diversas violações ao Artigo 3 – O direito à vida
No Brasil, em 2007, a polícia matou 1260 pessoas, de acordo com números oficiais. Todos os incidentes foram classificados como “casos de resistência” e receberam pouca atenção.
No Vietnã, as autoridades levaram à força, pelo menos 75.000 dependentes químicos, classificados como de “alto risco” para contrair HIV, para diversos acampamentos de reabilitação, mas sem prover nenhum tipo de tratamento.
Estima-se que no Afeganistão, em 2007, morreram 6500 pessoas, em combate armado, mais da metade desse número eram civis não combatentes. Além das centenas de civis mortos em ataques suicidas por grupos armados.
Diversas violações ao Artigo 5 - Não à tortura
Na Repúblia Democrática do Congo, as forças de segurança do governo cometem diariamente crimes de tortura, espancamentos contínuos e facadas àqueles que estão detidos por eles. Os detidos são mantidos incomunicáveis em lugar secreto. No ano de 2007 a guarda presidencial e a divisão de polícia de serviços especiais deteve e torturou centenas de pessoas, apenas por serem classificadas como "críticas do governo" Nos US, em 2008, as autoridades americanas mantiveram 270 prisioneiros na Baía de