A UTILIZAÇÃO E EFEITOS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE
Fulano de tal2
RESUMO: Este trabalho tem por finalidade abordar o uso das tecnologias da informação na Contabilidade, haja vista o crescimento acelerado das tecnologias que interferem diretamente nas relações, informações, processamento de dados e atividades contábeis. Como embasamento teórico, o presente trabalho fundamentou-se em autores como Primak (2009), Albertão (2001), Ludícibus (2000) e Silva (2003) que contribuíram com conhecimentos significativos acerca do assunto em questão. Sendo assim, pode-se afirmar que as tecnologias modificaram rapidamente. E isso exige que o profissional da contabilidade esteja preparado para lidar com os avanços tecnológicos, aperfeiçoando constantemente sua prática e oferecendo um trabalho de qualidade.
Palavras-chave: Tecnologia da informação. Contabilidade. Utilização. Efeitos.
1 INTRODUÇÃO
O Brasil tem presenciado a chegada de novas tecnologias e novas organizações empresariais oriundas de países estrangeiros. E isso faz com que as empresas brasileiras busquem inovações melhorando em sua produtividade e sua forma de atuação de forma a competir de maneira igualitária com os demais países.
Na área da Contabilidade, este processo de evolução tecnológica não é diferente. A cada tempo que passa, há a criação de mais uma tecnologia que irá superar a outra e esta mudança é facilmente perceptível à medida que passa-se a analisar as mudanças sofridas pelo profissional contábil. Este profissional precisa inovar-se juntamente com os avanços tecnológicos passando por diversas capacitações para acompanhar as inovações e suprir as necessidades inerentes a sua função para este mercado tão exigente. É preciso adaptar às mudanças de forma crescente e desafiadora, sempre atento às expectativas do mercado de trabalho e as atribuições de seu ofício.
Sendo assim, este trabalho pretende levantar discussões acerca do no perfil do profissional contábil,