Comportamento Organizacional
Passo 1
A percepção é o método pelo qual o individuo recebe os estímulos através da visão e com ele pode organizar toda a estrutura do que pretende fazer.
Varias possibilidades se mostram presentes quando se voltado a percepção, pretende-se estruturar algo, entre elas a visão do tamanho, profundidade, cores parecidas ou não, forma, semelhança, etc.
A que se estabelecer o padrão de como se deve estruturar e então e só então passar a comunicação do que será feito aos demais que concorrerem ao trabalho.
Um cuidado todavia necessário se faz com o que podemos chamar de defeitos da percepção, que podem surgir por diversas razões, tais defeitos podem comprometer sensivelmente a estruturação de um trabalho e assim o seu desenvolvimento e podem ser eles: ilusões, cegueira, surdez, anestesia, agnosias (visual, auditiva, espacial, em relação as cores, em relação aos objetos) e alucinações entre outras tantas.
Portanto, sabe-se que a Comunicação no comportamento organizacional é de suma importância sendo relevante ter-se em conta que sem a perfeita concretização de tal quesito, jamais se logrará êxito em qualquer estruturação que se proponha a realizar.
Passo 2
As leis da Percepção
Tendência a Estrutura
- Semelhanças
- Proximidade
Tendência Figura- Fundo
Pregnância ou Boa-Forma
Constância Perceptiva
- de tamanho
- de forma
- de cor
Percepção da Profundidade e da Distância
Indicadores Fisiológicos
- Acomodação do Cristalino
- Convergência Binocular
- Disparidade Retiniana
Indicadores Ambientais
- Contraste luz – sombra
- Perspectiva
- Tamanho Relativo
- Nitidez
Distúrbios Perceptivos
- Ilusões
- Cegueira, surdez e Anestesia
- Agnosias
Visual
Auditiva
Espacial
Em relação as cores
Em relação aos objetos
- Alucinações
Passo 3
Introdução
A eficácia de toda e qualquer estruturação organizacional compreende uma série de fatores para que