Comportamento organizacional
Todos os indivíduos têm necessidades e forças diferentes. Sabemos que necessitamos de alimento, de abrigo, pagar nossas contas, de segurança no emprego, etc., mas também de nos relacionar com os outros e de sermos aceitos por eles. Precisamos também em uma organização de outros, pois como não somos todos iguais é como se cada um em uma equipe se completasse com habilidades e qualidades que cada um tem diferente do outro, por isso o trabalho em equipe melhora nosso desempenho dentro de uma organização.
Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos, seres tão pequenos, mas que dão um grande exemplo de união, força e autogerenciamento. As primeiras têm um líder, vivem numa sociedade eficazmente organizada e não precisam receber ordens para executar seu trabalho. Num formigueiro, as formigas andam em fileiras e sincronia perfeitas e preparam seu alimento no verão para os dias de chuva, quando não podem trabalhar. Já os gafanhotos não têm um líder, porém sabem o que devem fazer exatamente. Tanto os gafanhotos como as formigas dão exemplo de um trabalho em equipe e de perfeita comunicação, pois o trabalho de uma formiga é continuado exatamente de onde parou por outra formiga que já sabe o que precisa fazer.
Outro exemplo de trabalho em equipe que necessita de comunicação, liderança, Percepção e Efeitos das ações é o trabalho em uma plantação de feijão. Suponha que você e mais duas pessoas estão trabalhando em uma plantação de feijão, onde cada um ganha o salário correspondente ao seu dia de trabalho. O trabalho funciona da seguinte maneira: em fila, você cava o buraco, o segundo joga a semente e o terceiro integrante tapa o buraco. Cada integrante deste grupo se preocupa apenas em realizar a sua tarefa, nada entendendo da importância do trabalho dos outros, "é cada um por si". Certo dia o segundo membro da equipe faltou ao trabalho por motivo de saúde, porém a atividade continuou, pois cada um recebia o salário