Comportamento organizacional
Sobre a Pedagogia Revolucionária de Paulo Freire, aponte seus principais conceitos e críticas e qual a contribuição dessa teoria para o Comportamento Organizacional?
Resposta: Conhecida como pedagogia da consciência, Paulo Freire destaca que o dialogo é a matriz da democracia. O segundo é o trabalho coletivo, o respeito e o conhecimento, a experiência. “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho as pessoas se educam entre si”. Freire acredita em uma educação com prática da liberdade ele rejeita os métodos tradicionais porque acredita no potencial dos indivíduos e que se incentivados a resolver problemas o homem desenvolve o poder de percepção critica Para Freire, pessoas não são treinadas para exercer funções, e sim educadas a desempenhar com suas atividades com satisfação, priorizando o espírito de equipe e criatividade com isto podemos atribuir que os estudos de Freire tem contribuído para a aprendizagem organizacional ele aborda a diferença entre treinar e educar,sendo que treinar é aprender técnicas e habilidades necessárias para determinado fim enquanto educar é muito mais que isso,não apenas transmitir conhecimento mas proporcionar possibilidades para sua construção. Ao analisar a maneira como está se desenvolvendo a aprendizagem nas organizações, percebemos que o ser humano está sendo valorizado e reconhecido. Também, seus sentimentos, emoções e experiências são consideradas fatores vitais para o comprometimento do individuo com seu trabalho e com a organização
A criatividade, o senso critica, os relacionamentos interpessoais são fatores significativos para aprendizagem.
TEMA 2: Página 70, questão 9.
Construa uma frase de até cinco linhas utilizando as palavras: conhecimento, mudanças, organização, indivíduo e adaptação. “O conhecimento do individuo favorece sua adaptação ao meio, podendo propiciar mudanças positivas dentro da organização a qual está atuando.”
TEMA 3: Página 76, questão