Doença mental
FUNDAMENTOS DE MEDICINA DO TRABALHO
ALUNA-VERONICA SANTOS MC DOUGALL
1º SEMESTRE
TEXTO
SAÚDE MENTAL
Doenças e transtornos mentais são a terceira causa de requerimento de auxilio doença.
A abordagem deste tema dentro de uma empresa é muito importante para que os trabalhadores tenham consciência da gravidade dessa doença até porque alguma pessoa não tem conhecimento que esse tipo de doença não é diagnosticado em exames laboratoriais, por exemplo, o exame de sangue não acusara que aquele trabalhador sofre de algum tipo de doença mental.
Todo trabalhador precisa estar em plena saúde física e psicológica para exercer suas atividades na área de trabalho.
A doença mental impossibilita o trabalhador de exercer suas funções adequadamente por desgaste psíquico e orgânico e também, por outros sintomas com medo estresse, ansiedade depressão etc.
Diante de tal realidade, é importante considerar toda a problemática que envolve as situações de trabalho na vida do trabalhador como um dos determinantes no processo saúde/doença. Favorece uma prevenção adequada, e na presença de qualquer distúrbio, evita que o percurso do trabalhador seja mais doloroso e traumático do que a própria doença lhe impõe.
A depressão é a que mais afasta o trabalhador de seu emprego é um mal que afeta o seu bem-estar, resultando em fadiga crônica, problemas de sono e alterações no apetite. Compromete seu humor, seus sentimentos de tristeza, podendo levar a sensação de vazio, desesperança, desamparo e. Além disso, a depressão costuma afetar a capacidade de concentração e de tomada de decisões. O comportamento, freqüentemente, está alterado, e a pessoa fica irritável e apresenta acessos de raiva facilmente, evita ambiente e situações de contato com outras pessoas. O paciente perde o prazer na realização de atividades que antes gostava de fazer.
Os principais fatores de risco para desencadear esses distúrbios psicológicos são