comportamento organizacional
Segundo o Prof. Dr. Ávilo Roberto de Magalhães o Comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho,a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento. Comportamento organizacional refere-se ao processo e não ao conteúdo do trabalho administrativo.
As formas de provimento nas organizações públicas podem ser:
1. “agentes políticos” são os componentes do governo em seus primeiros escalões, por exemplo, os chefes do Poder Executivo
(presidente, governador e prefeito) e seus imediatos (ministros e secretários); os membros das corporações legislativas (senadores, deputados e vereadores); os membros do Poder Judiciário
(ministros, juízes e desembargadores); do Ministério Público
(promotores e procuradores de justiça); e do Tribunal de Contas
(conselheiros e auditores substitutos).
2. “servidores públicos” são pessoas prestadoras de serviços ao ente estatal, com quem mantêm um vínculo laboral a partir do qual decorre a correspondente remuneração paga pelos cofres públicos, podendo ser “servidores estatutários”, “empregados públicos” ou “servidores temporários”.
Servidores estatutários: são pessoas que ocupam cargos públicos e cujo vínculo laboral com o ente estatal é regulado por estatuto próprio – o estatuto dos servidores públicos, instituído na forma de lei específica. Esses agentes são admitidos na forma prevista no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal.
Empregados públicos: são pessoas cuja relação laboral